Pesquisar
Close this search box.
Plano de Saude Bradesco

Fale conosco

(11) 4249-3240

Bradesco Saude Exames

Na Gestação

Confira Os Principais Exames

Entre em contato com nossos consultores!

A Bradesco Saude Concierge, é a tranquilidade que a sua familia, empresa merece

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe comercial e retire todas duvidas

Atendimento e vendas

Segunda à Sexta

09.00 - 20.00

Sábado e Feriados

09.00 - 14.00

Guia Bradesco Saúde

Exames na Gestação

EXAMES E LABORATÓRIO BRADESCO SAÚDE
Descubra agora quais os principais exames para fazer na gravidez

Após a boa notícia indicada pelo teste de gravidez, inicia-se um período de muita alegria. Mães e pais aguardam ansiosamente a chegada de uma nova vida para a família e essa é uma época repleta de amor e de carinho. Contudo, também é um momento em que a atenção para a saúde da mãe e da criança deve ser redobrada, visto que muitas novidades acontecem no corpo, o que abre espaço para possíveis fragilidades.

Dessa forma, para garantir a saúde tanto da gestante quanto do bebê que é gerado, é necessário ter atenção a uma série de exames que devem ser feitos na gravidez, conforme indicação médica. A partir dessas análises é possível notar se está tudo certo com a gestação e, caso haja algum problema, resolvê-lo o quanto antes. Por isso elaboramos este texto apontando os principais exames feitos durante a gravidez. Boa leitura!

Exames de sangue BRADESCO SAÚDE
É importante que a gestante faça alguns exames de sangue. A seguir, listamos os principais deles:

identificação do tipo sanguíneo e do fator Rh: a intenção desse exame é identificar a qual grupo sanguíneo a mãe pertence (O, A, B ou AB), além de verificar se o fator Rh é positivo ou negativo. É importante fazer essa análise, pois, caso a mãe esteja em sua segunda gestação e seja Rh negativo, quando o pai é Rh positivo, há o risco de haver produção de anticorpos contra o sangue da criança, se ela também tiver Rh positivo. Embora isso possa pôr em risco a saúde do feto, se percebido com antecedência é possível evitar complicações com a aplicação de imunoglobulina anti-Rh, após o parto
hemograma: o hemograma é um exame feito com regularidade por todas as pessoas. No período de gravidez, porém, esse procedimento é importante para perceber uma possível redução da série vermelha (hemoglobina e hematócrito, principalmente), o que pode significar anemia, além de infecções, quando o exame detecta alterações em glóbulos brancos;
glicose: por meio do exame de glicemia – em jejum, ou teste de tolerância à glicose – é possível perceber a existência de diabetes ou de intolerância à glicose. Ambas as situações podem se manifestar durante a gestação. Dessa forma, o exame deve ser feito ainda nas primeiras semanas de gravidez e também nas semanas finais;
sorologia: por meio de exames sorológicos, é possível detectar doenças, como sífilis, rubéola, hepatites e HIV. É importante refazer esses exames a cada três meses, mesmo que não sejam detectadas infecções nos primeiros.
Exames de urina BRADESCO SAÚDE
A realização de exames de urina durante a gravidez é importante porque permite perceber possíveis infecções urinárias, que são relativamente comuns entre mulheres. Além disso, esse é um dos exames para fazer na gravidez que possibilitam acompanhar gestantes diabéticas e hipertensas.

Quando essas condições são percebidas com antecedência, o acompanhamento médico é mais eficiente e evita problemas tanto para a mãe quanto para a criança.

Ultrassonografia BRADESCO SAÚDE

Além de indicar o sexo do bebê, fazer a ultrassonografia durante a gravidez é fundamental para acompanhar a posição, a idade gestacional e a data provável do parto. Além disso, por meio do ultrassom, é possível verificar o desenvolvimento dos órgãos da criança e também a possibilidade de que a mãe esteja grávida de gêmeos. Esse é um dos exames mais comuns, e tem grande importância durante a gestação.

Exames ginecológicos BRADESCO SAÚDE
Além dos exames apontados acima, é importante também que a gestante avalie as condições de sua região íntima. Além do preventivo (chamado Papanicolaou), fazer exames ginecológicos durante a gravidez é necessário para perceber possíveis alterações na região uterina, evitando potenciais complicações para a mulher. É válido lembrar que todos devem ser feitos de acordo com a recomendação do médico que acompanha todo o processo de gestação.

A gravidez é, sem dúvidas, um período muito importante tanto para a gestante quanto para toda a família que acompanha esse processo de geração da vida.

Para que a gestação ocorra sem complicações, como foi possível notar ao longo do texto, há alguns exames para fazer na gravidez. A fim de garantir o maior zelo possível, é importante que eles sejam feitos por laboratórios qualificados. Nesse sentido, o PAT Análises Clínicas é uma referência. Com mais de 20 anos de experiência e trabalhando com rigor médico e apoio aos diagnósticos, o PAT busca sempre a excelência no atendimento às expectativas de seus clientes.

Após a boa notícia indicada pelo teste de gravidez, inicia-se um período de muita alegria. Mães e pais aguardam ansiosamente a chegada de uma nova vida para a família, e esse é um momento repleto de amor e de carinho.

Para garantir a saúde tanto da gestante quanto do bebê que é gerado, é necessário atentar para a realização de uma série de exames durante a gravidez. Seguindo as recomendações médicas, a partir das análises é possível avaliar se as coisas vão bem com a gestação e, caso haja algum problema, resolvê-los o quanto antes.

Neste artigo falamos sobre o quanto é importante acompanhar toda a gestação e realizar os exames de modo preventivo. Continue lendo e saiba quais são os exames que toda grávida deve realizar e como o PAT Análises Clínicas pode ajudar nesse período!

Qual a importância dos exames durante a gravidez e o pré-natal?
Nada mais impactante do que saber que existe uma vida sendo gerada a partir de outra vida, não é mesmo? A descoberta de uma gravidez desencadeia um misto de sentimentos, mas, passada a emoção, é hora de cuidar para que o bebê se desenvolva de forma saudável.

Para isso, existe o pré-natal, que é a assistência prestada à grávida ao longo dos nove meses de gestação. Dentro do conjunto de medidas adotadas estão os exames que devem ser realizados durante a gravidez de modo regular, de acordo com a indicação do médico imprescindível, o obstetra.

O objetivo é assegurar que mãe e filho não tenham problemas nesse período, evitando surpresas inesperadas na hora do parto. Cada tipo de exame tem um propósito diferente, identificando anormalidades e detectando precocemente possíveis doenças ou o risco de seu desenvolvimento.

Quais os principais exames que devem ser realizados pela gestante?


É ideal que o pré-natal seja iniciado logo que a gravidez é constatada.

A nova condição requer a atenção para a saúde da mãe e da criança, que deve ser redobrada, visto que muitas novidades e mudanças acontecem no corpo, o que abre espaço para possíveis fragilidades.

O médico deve solicitar uma bateria de exames para acompanhar clinicamente o estado da gestante e seu bebê. Destacamos os mais comuns feitos em grávidas para monitoramento da evolução gestacional. Confira!

Exames de sangue BRADESCO SAÚDE
É importante que a gestante faça alguns exames de sangue. A seguir, listamos os principais deles.

Identificação do tipo sanguíneo e do fator Rh
O objetivo desse exame é identificar a qual grupo sanguíneo a mãe pertence (0, A, B ou AB), além de verificar se o fator Rh é positivo ou negativo. É importante fazer essa análise, pois, caso a mãe esteja em sua segunda gestação e ela seja Rh negativo, quando o primeiro filho foi Rh positivo, há o risco de haver produção de anticorpos contra o sangue da criança se nessa nova gravidez o feto seja também Rh positivo.

Embora isso possa pôr em risco a saúde do feto, se percebido com antecedência, é possível evitar complicações com a aplicação de imunoglobulina anti-Rh após o parto do primeiro filho Rh positivo. E, se na atual gravidez o médico detectar indícios de problema com o feto, poderão ser instituídos cuidados para evitar consequências para o bebê.

Hemograma BRADESCO SAÚDE
O hemograma é um exame feito com regularidade por todas as pessoas, e não apenas pelas gestantes. No entanto, durante a gravidez, esse procedimento é importante para perceber uma possível redução da série vermelha (hemoglobina e hematócrito, principalmente), o que pode significar anemia, além de infecções, quando o exame detecta alterações em glóbulos brancos.

Glicose BRADESCO SAÚDE
Por meio do exame de glicemia – em jejum, ou teste de tolerância à glicose –, é possível perceber a existência de diabetes gestacional ou de intolerância à glicose. Ambas as situações podem se manifestar durante a gestação. Dessa forma, o exame deve ser feito ainda nas primeiras semanas de gravidez, assim como nas semanas finais.

Sorologia BRADESCO SAÚDE
Os exames sorológicos detectam doenças como sífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatites e HIV. É importante refazer esses exames a cada três meses, mesmo que não sejam descobertas infecções nos primeiros resultados.

Vale lembrar que são nove meses de um processo de desenvolvimento no ventre. Durante esse período, a mãe pode contrair alguma doença detectável por exames sorológicos. O rastreamento precoce pode muitas vezes evitar que ela seja transmitida da mãe para o bebê.

Exames de urina BRADESCO SAÚDE
A realização de exames de urina durante a gravidez é importante porque permite constatar infecção urinária, ainda que sem sintomas. Além disso, esse é um dos exames para fazer na gravidez que possibilitam acompanhar gestantes diabéticas e hipertensas, a critério do médico obstetra.

Quando essas condições são percebidas com antecedência, o acompanhamento médico é mais eficiente e evita problemas tanto para a mãe quanto para a criança.

A hipertensão, inclusive, é motivo de grande preocupação na gravidez, uma vez que pode desencadear episódios de eclâmpsia, sendo um agravante no momento do parto, com a elevação da pressão arterial, risco de convulsões, coma e até morte.

Ultrassonografia BRADESCO SAÚDE

Além de indicar o sexo do bebê, fazer a ultrassonografia durante a gravidez é fundamental para acompanhar a posição, a idade gestacional e a data provável do parto. Sem contar que, com o exame de ultrassom, é possível verificar o desenvolvimento dos órgãos da criança e a possibilidade de que a mãe esteja grávida de gêmeos. Neste caso a alegria será em dobro!

Esse é um dos exames mais comuns, tendo grande importância durante a gestação ao revelar imagens do útero, do bebê e de outros órgãos. A famosa “fotografia” do bebê é motivo de celebração das primeiras imagens do novo membro da família.

Exames ginecológicos BRADESCO SAÚDE
Além dos exames apontados acima, é importante também que a gestante avalie as condições de sua região íntima. Do preventivo Papanicolaou ao teste de fibronectina fetal ou avaliação do corrimento vaginal e do colo do útero, fazer exames ginecológicos durante a gravidez é importante, quando indicado pelo ginecologista-obstetra, para perceber possíveis alterações na região uterina, evitando potenciais complicações para a mulher.

É válido lembrar que todos os exames devem ser feitos de acordo com a recomendação do médico que acompanha o processo de gestação. A gravidez é, sem dúvidas, um período muito importante tanto para a gestante quanto para toda a família que acompanha esse processo de geração da vida.

Para que a gestação ocorra sem maiores intercorrências, a fim de prever e evitar complicações no parto, fazer exames durante a gravidez é imprescindível. Eles são a garantia dos cuidados prévios que toda mulher grávida deve ter com sua saúde e a do bebê.

Vale salientar que os exames realizados regularmente na gravidez produzem um histórico clínico, ginecológico e obstétrico da paciente. Aliadas ao conhecimento médico do profissional responsável. as análises laboratoriais proporcionam à mãe e à criança uma assistência completa e preventiva.

Exames na Gestação Primeiro Trimestre

1º trimestre Gestação
tipagem sanguínea e fator Rh;
glicemia em jejum;
dosagem de TSH e T4 livre;
sorologia para sífilis, rubéola, HIV, hepatites B e C, toxoplasmose IgM e IgG;
urocultura e EAS da urina;
ultrassonografia obstétrica inicial;
ultrassonografia morfológica.
2º trimestre
teste de tolerância oral à glicose;
ultrassonografia morfológica.
3º trimestre
hemograma;
sorologia para algumas doenças, como sífilis, HIV, hepatites B e C e toxoplasmose;
pesquisa de estreptococo do grupo B;
ultrassonografia obstétrica.
É imprescindível que os exames durante a gravidez sejam feitos por serviços qualificados. Nesse sentido, o PAT Análises Clínicas é uma referência para os exames laboratoriais (sangue, urina). Com muitos anos de experiência e trabalhando com rigor médico e apoio aos diagnósticos, o PAT busca sempre a excelência no atendimento às expectativas de seus clientes.

Quer saber mais sobre os exames para fazer durante a gravidez que seu médico indicar? Então, entre em contato conosco, para saber condições de preparo: jejum ou não, coleta da urina, etc. Será um prazer atender às suas necessidades e garantir a sua saúde e a de quem .

Vantagens

Possibilidade de utilizar serviços fora da rede referenciada, com reembolso dos procedimentos realizados em todo o território nacional.

Como Funciona?

Atendimento em uma rede integrada de médicos, clínicas, laboratórios, hospitais e prontos-socorros adequados às suas necessidades.

Para Quem é ?

Para empresas que querem oferecer um plano de saúde com atendimento em todas as regiões do Brasil, a preços competitivos.

Encontre a assistência mais próxima de você:

Adicione o texto do seu título aqui

Que tal disponibilizar os benefícios da Bradesco Saude Convênio Médico para seus colaboradores?

Uma rede de atendimento em todo país, com programas de bem-estar e cuidados, para a qualidade de vida em sua empresa.

Envie uma mensagem para os nossos consultores.

Aplicativo Bradesco Saúde

Faça agora mesmo o download do seu aplicativo Bradesco Saúde e aproveite!

 

Envie uma mensagem para os nossos consultores.

Nossos Benefícios

Uma experiência completa. Conheça os benefícios de ser Bradesco Saúde.

Somente o Bradesco Saúde Convenio Médico Oferece!!

Rede Nacional e Internacional

Ampla rede credenciada com atendimento em todo território nacional e internacional com reembolso.

Desconto Farmácia

Descontos de até 85% em medicamentos de marca e genéricos, disponíveis em mais de 12 mil farmácias credenciadas em todo o país e com consulta simplificada através do aplicativo da Bradesco Saúde.

Meu Doutor

Um programa que tem como pilar a valorização do vínculo médico-paciente e resgata o atendimento primário eficaz e resolutivo, por meio de profissionais criteriosamente selecionados e prontuário eletrônico integrado, que permite acesso ao histórico do paciente.

Sala VIP

Preocupado com o bem-estar e a tranquilidade do segurado, o Bradesco Saúde Concierge oferece quatro Salas VIP em centros de referência médica do Brasil: o Hospital Sírio-Libanês, o Hospital Israelita Albert Eintein e o HCor (Hospital do Coração), em São Paulo.

Central de Atendimento

Central de Atendimento: linha telefônica especial para entrar em contato de forma simples e rápida com a seguradora

Juntos pela Saúde

Este projeto apoia e orienta empresas na identificação, formulação e implementação de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

REDE CREDENCIADA BRADESCO SAUDE

Sobre nós

Somos uma das maiores Seguradoras de Saúde do Brasil. A Bradesco Saúde  é conhecida por sua competência e qualidade em seus planos de saúde oferecidos a milhões de brasileiros ao longo de décadas.

fale conosco

Adicione o texto da sua Dica aqui
0/5 Singular: (0 Análise)
Enviar uma mensagem
💬Posso ajudar?
Olá 👋 a Bradesco Saude agradece seu contato
Podemos ajudá-lo?